20.8.16

SALA / QUARTO DO APÊ





     Se você já viu outros posts sobre o apê, sabe que estamos falando desse mini apartamento de poucos mas potenciais 20 m². O apê consiste basicamente em uma "grande" sala , uma micro área de cozinha (onde só existe uma pia muito pequena, e não cabem nem o fogão e nem a geladeira) e um banheiro. Resultado: nessa "grande" sala (entre aspas porque essa grandeza é relativa, né?) coexistem e se integram sala, quarto, home office e parte da cozinha.

     Para resolver a questão sala / quarto em relação à falta de espaço, a solução que adotei foi realmente integrar os dois ambientes em um só, substituindo uma cama de casal "para o quarto" + um sofá "para a sala" por um bom futon dobrável que exerce as duas funções! Assim, tenho um sofá aconchegante durante o dia e uma cama confortável durante a noite.


     
     O principal ganho com o futon no lugar do sofá e da cama foi realmente em relação ao espaço. Especialmente durante o dia, quando o futon fica na posição de sofá, eu ganho espaço de circulação no apê e não fico com a sensação de aperto que ficaria se tentasse colocar uma cama de casal no ambiente.

     Além disso, por ser um elemento baixo, o futon traz uma sensação de aconchego e um ar despojado que convidam a se jogar e relaxar. Também cria uma atmosfera mais zen por ser um elemento que lembra a cultura oriental. 
     



     Aqui em cima preparei esse gif animado para vocês verem como acontece a transformação sala-quarto e quarto-sala todos os dias. 

     Para deixar esse processo diário - de retirar e guardar travesseiros e toda a roupa de cama pela manhã e refazer a cama à noite - mais prático, a solução que adotei foi guardar toda a roupa de cama e os travesseiros no baú (já mostrei a reforma do baú de madeira aqui). Dessa forma, eu simplesmente tiro a roupa de cama e literalmente jogo dentro do baú, o que é mais prático do que dobrar tudo para guardar dentro de uma gaveta, e mais organizado do que deixar tudo largado em qualquer canto. Sem falar que, porque o apê é tão pequeno, os espaços de armazenamento são escassos. No lugar de um armário, por exemplo, tenho somente uma cômoda alta com cinco gavetas para guardar toda a roupa.


__________________________________________________________________________

                                                                apartamentos pequenos com ambientes integrados

__________________________________________________________________________


     A decoração desse cantinho, que está recheada de projetinhos feitos no melhor estilo DIY (todos linkados aqui no texto!), funciona bem tanto para a função 'sala' quanto 'quarto'. Plantinhas penduradas por hangers em macramêmesinha suspensahanging decorativo na parede, uma luminária para dar um climinha, uma banqueta de madeira para servir de apoio, tronquinho e um cesto de corda estão entre os elementos decorativos (e/ou funcionais) que aparecem nesse cantinho sala / quarto do apê.














_________________________________________________________________


  Veja também: O banheiro do apê

_________________________________________________________________









     Essas foram as soluções que encontrei para poder ter sala e quarto em um apartamento tão pequeno. Soluções simples, como a substituição de cama e sofá por um futon e o uso do baú para guardar toda a roupa de cama em uso, fizeram toda a diferença no uso do espaço e praticidade no dia a dia. Na hora de decorar, claro que tinha que ter muito DIY envolvido, né? Com pouca grana e mão na massa, é possível decorar com grande valor, muito afeto e do nosso jeitinho.  




7 comentários:

  1. Esperei tanto por este post. Tão lindo, tudo com muito carinho e amor! Achei lindo Iná, lindo. Adoro todas as fotos do seu apartamento, gosto muito da forma como organiza as coisas, arruma um jeitinho para guardar tudo e ainda decora esse maravilhoso apê. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, que felicidade ler o seu comentário! Muito obrigada por tanto carinho!
      Que bom saber que você gostou tanto do post. Já tenho mais posts em mente nesse estilo, mostrando os detalhes da organização e decoração de outros cantinhos do apê. Seu comentário me estimulou ainda mais a trabalhar nesse tipo de post :)
      Muito obrigada ! E um super beijo !

      Excluir
    2. Iná, eu é que agradeço. Estou aguardando os próximos post :)

      Excluir
    3. Iná, acredita que eu voltei aqui pra apreciar este post de novo? <3 fico imaginando como é a "cozinha" rs, deve ser uma graça como todo o resto!

      Excluir
    4. Jura, Cris?? Que felicidade saber ! :)
      A "cozinha" ainda vai virar post. Só vai demorar um pouquinho porque já estou com outros posts na frente.
      Muito obrigada pelo carinho. Esse feedback sempre me deixa feliz e motivada!
      Beijo.

      Excluir
  2. que bacana! adorei a ideia de vocês :) salva muito quando o cafofo é pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara, obrigada! Com certeza a ideia do futon ajuda muito pra espaços pequenininhos como o nosso aqui :)
      Beijinhos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...