8.12.17

5 DICAS PARA MANTER SEU MINI APARTAMENTO SEMPRE LIMPO E ORGANIZADO


Quando se vive em um espaço limitado a necessidade de manter tudo organizado e em seu lugar é ainda mais imperativa. Some-se isso à correria do dia a dia, em que perder qualquer minuto procurando algo no meio da bagunça - ou que deveria ficar guardado em determinado lugar mas não está - é um desperdício de tempo e esforço que poderiam ser direcionados para outras atividades ou momentos de lazer. Sendo assim, neste post vou trazer algumas dicas de como manter apartamentos pequenos sempre organizados e limpos de maneira simples e inteligente.




#1 DESAPEGUE


O primeiro passo pode parecer óbvio, mas poucos o seguem: se livrar de itens desnecessários e que não usa mais. Sei que muitas pessoas são apegadas ao valor sentimental de determinada peça de roupa ou objeto, mas pense se utilizou ou mexeu naquele item ultimamente. Se está lá parado, acumulando poeira e fazendo bagunça há mais de um mês, mande direto para a pilha de doação ou para a lata de lixo.


#2 NÃO DEIXE ODORES NEM SUJEIRA ACUMULAR


Em lugares pequenos, qualquer cheiro se espalha mais rapidamente e incomoda o dobro. Como os focos de maior odor são geralmente a cozinha e o banheiro, é essencial fazer coisas como não deixar roupa de lavar e passar acumular, jogar aquele resto de comida do ralo, limpar regularmente o fogão e desengordurar a coifa, etc. Da mesma forma, se tiver algum probleminha nos encanamentos, com a descarga não funcionando ou ter que desentupir pia, por exemplo, não deixe para depois. Isso para evitar que tudo vire uma bola de neve e gere outros problemas decorrentes. Chame logo um profissional ou bote as mãos à obra, afinal, apesar de não serem atividades das mais agradáveis, não é tão complicado desentupir pia ou tirar aqueles fiozinhos de cabelo do ralo!


#3 CUIDADOS COM O LIXO


Falando em limpeza, adote um sistema de organização de lixo e reciclagem. Além de facilitar sua vida, separando o lixo você colabora com o meio-ambiente. O sistema de coleta depende de cada local e do seu prédio/condomínio, mas os três principais tipos que devem ser descartados separadamente são o lixo orgânico, o material e o reciclável. Também tente reaproveitar o que conseguir, as cascas de legumes podem ser usadas em diversas receitas ou transformadas em adubo para plantas, enquanto que vidros e potes de alimentos podem servir de matéria prima para projetos DIY, como armazenamento ou até decoração.


#4 O PODER DOS APETRECHOS ORGANIZADORES


Como já falamos aqui, quando as dimensões são pequenas, é necessário utilizar qualquer espaço de forma inteligente e utilitária, tirando o máximo de vantagem de cada canto e objeto. Além dos móveis 2 em 1, abuse de organizadores, ganchos e trilhos, que podem ser colocados dentro de armários e gavetas, ou pendurados nas portas. Por exemplo, na cozinha, pendure um trilho na parede, como se fosse um porta toalhas, e use ganchos para pendurar potinhos de temperos e até panelas. Há ainda a opção magnética, muito utilizada para prender facas e ou painéis presos à parede com pregos para pendurar utensílios. Aliás, abuse de potinhos e caixas para separar os alimentos e deixar o ambiente mais charmoso.

Na parte de dentro da porta do armário, alguns ganchinhos também podem virar suporte para as tampas, assim não fica aquele transtorno na hora de pegar as panelas e encontrar as que encaixam. Colocar organizadores em forma de estantezinhas ou prateleiras dentro dos armários também ajuda a otimizar o espaço e deixam as louças mais acessíveis. O mesmo vale para o banheiro e lavanderia. Para o quarto, você pode pendurar atrás da porta um organizador de tecido com diversos bolsos e guardar seus sapatos ali. Cabides e alfinetes são ótimos para deixar as bijuterias organizadas e seus colares sem enroscar.


#5 UTILIZANDO ESPAÇOS NÃO USUAIS


Além desses aparatos, aproveite de paredes, portas e objetos suspensos. Já que não há mais lugar para colocar as coisas, você deve ser criativa e pensar em locais não tão comuns e menos convencionais. Então aquele espacinho que parecia perdido entre a geladeira e a parede pode ser adaptado com uma gaveta deslizante na vertical para guardar temperos, o vão da escada pode se tornar uma estante de livros, e o espaço atrás do sofá pode ser aproveitado para guardar sua bicicleta. Prateleiras flutuantes são ótimas tanto para decorar, como para guardar coisas, assim como cestos pendurados no teto para guardar as toalhas no banheiro, por exemplo.



Além dessas dicas, existem milhares de possibilidades para otimização de casas menores. E há sempre alternativas para manter o ambiente sempre organizado e limpo, não importa seu tamanho. Você só precisa coordenar as atividades de casa com sua rotina de trabalho e lazer e tentar conservar o ambiente arrumado o máximo possível!



Este post faz parte de uma parceria com a agência Mavens e foi escrito pela Carolina Marialva.

Formada em jornalismo e letras, sempre teve como objetivo de vida viajar e escrever um livro.
Por isso, escolheu o mundo como morada e, consequentemente, aprendeu a viver apenas com o necessário.
Hoje tem Londres como base e vive com o marido em um apê, que apesar de pequeno
é aconchegante e o local que chama de lar quando está longe em suas aventuras. 


Imagens : [1]  [2]  [3]  [4]  [5]  [6



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...